Pode ser cultural, pode ser porque fizeram você decorar a tabuada, ou porque inventaram de colocar um número em cima do outro e chamar de fração, ou pior – misturaram letras com números. Há quem diga que é difícil mesmo e há quem diga que tudo são números! Mas uma coisa é certa: neste país, a matemática é a pedra no sapato do ambiente escolar! Será que precisa ser assim?

Vamos ver o que tem a dizer a Professora Sílvia Sentelhas, responsável pela criação de conteúdos matemáticos e formação de professores do Instituto Edutech21:

 

Não precisa ser assim e não deve ser assim!

A Matemática é nossa companheira constante, afinal não há quem possa dizer que não a utiliza diariamente, mas não exatamente como a viu na escola. 

A necessidade de seu uso gera a criação de estratégias próprias, que as pessoas usam diariamente. Por isso acreditamos que todos podem aprender matemática, fazendo matemática!

Esse fazer matemática está ligado ao desenvolvimento de um pensar que possibilita combinações entre ideias matemáticas, sua linguagem e técnicas. 

A potencialização desse pensar ocorre quando as situações e problemas são abordados de modo não usual, provocando a criatividade para sua resolução. Além disso, as trocas de ideia entre parceiros permite que o mesmo problema seja analisado sob diferentes pontos de vista, enriquecendo e alimentando ainda mais a criatividade de cada um.

Esse é o caminho que a Edutech21 trilha para ampliar a aprendizagem matemática dos estudantes brasileiros.

Fale conosco