A diferença se manifesta, também, entre os gêneros! Os dados indicam que: os meninos têm melhores índices em matemática e meninas, em língua portuguesa. A maior disparidade entre os dois grupo ocorreu na taxa de aprendizagem em matemática da 3ª série do EM, sendo o percentual deles 11,3% e delas 7,5%.

 

De acordo com a UNESCO, no relatório Deepening the debate on those still left behind, em países de renda média e alta, as meninas se destacam com notas superiores, entretanto poucas optam pelas carreiras científicas. O preconceito de gênero ainda é um desafio para a educação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

 

Conheça alguns projetos comprometidos com a igualdade de gênero:

https://sites.usp.br/astrominas/ - empoderamento das meninas através da Ciência!

https://www.onumulheres.org.br – garantir os direitos humanos das mulheres no Brasil e no mundo;

https://www.icmc.usp.br/noticias/2223-mulheres-na-matematica-afinal-existe-uma-questao-de-genero- Acompanhe a entrevista de três professoras do ICMCUSP sobre as mulheres na matemática!

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