De acordo com a Meta 3 do Todos Pela Educação, 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado, mas os dados mostram que estamos muito longe desse índice. Vale lembrar que esses dados são de 2019, isto é, antes da pandemia de covid – 19 que piorou ainda mais os indicadores sociais e de aprendizagem.

De acordo com o Todos pela Educação, a desigualdade é mais grave ainda quando se consideram os níveis socioeconômicos (NSE): “Em matemática, a diferença entre os mais ricos e mais vulneráveis foi expressiva: cinco vezes maior entre os mais ricos. Essas distâncias se agigantam no 9º ano do EF: o grupo com o NSE mais alto atingiu índices de aprendizagem cinco vezes maior em língua portuguesa e 9 vezes maior em matemática”

 

Esses dados contundentes servem de alerta para a necessidade de propostas que possam melhorar a proficiência em matemática. No mundo globalizado somos dependentes/usuários/beneficiários da tecnologia. A soberania de um país também está associada a sua capacidade de produzir tecnologia, mas não há tecnologia sem matemática! Conheça o X-MATH do Instituto Edutech21, um game VR para aprendizagem das habilidades matemáticas previstas na BNCC.

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